O Ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a propor recentemente a criação de um imposto para as transações digitais, inclusive de bitcoin e criptomoedas.
Segundo ele essa medida é necessária para que o governo federal retire impostos de empresas para estimular as contratações após o pico do coronavírus no país. e não seja prejudicado.
Porém, o Secretário do Tesouro Nacional do Brasil, Mansueto Almeida, declarou ser contra a proposta do Ministro. Segundo o Secretário, o Brasil tem um sistema tributário caótico e precisa sim de mudanças.
Os dois acreditam que é necessário acontecer uma reforma tributária no país, principalmente após a crise causada pelo coronavírus, mas Almeida é totalmente contra criar um imposto para transações digitais. Para ele é preciso pensar em outras alternativas para que isso aconteça ao invés de criar um novo imposto que vai impactar grandemente as transações digitais.
As oposições de ideias em relação a regulamentação e tributação sobre criptomoedas no Brasil prolonga a discussão em torno do assunto, o que pode ser bom para que qualquer decisão que seja tomada tenha um embasamento mais sólido.
Apesar do Ministro da Economia já ter se colocado a favor da tributação, até mesmo o presidente Bolsonaro já negou que isso acontecerá.
Deixe uma resposta